sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A tal da ansiedade...

O que é Ansiedade?

Olá, pessoal! Depois de um tempinho sem postar, aqui estou eu de volta. Bem, vamos tratar de um tema bastante recorrente em nosso mundo contemporâneo, a ansiedade. Avançamos muito em termos tecnológicos e de comunicação, no entanto, tal avanço parece ter sido proporcional aos transtornos psicológicos cada vez mais frequente em nossa sociedade. Mas, afinal o que é ansiedade? 

O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. Até um certo nível ela é considerada normal, mas dependendo das circunstâncias ou intensidade, é que ela pode tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, tem efeito contrário, impedindo reações.

Sintomas da ansiedade:
Podemos perceber os sintomas, que são muito mais intensos do que a ansiedade natural do dia a dia. 

Preocupações, tensões ou medos exagerados (dificuldade para relaxar).
Sensação contínua de que um desastre.Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho. Medo extremo de algum objeto ou situação em particular. Medo exagerado de ser humilhado publicamente. Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes.Pavor depois de uma situação muito difícil.

E o tratamento? Medicamentos ( com acompanhamento e receita médica). Psicoterapia com psicólogo ou psiquiatra ou a combinação dos dois. 
Portanto, o diagnóstico precoce da ansiedade, o tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados. Um ótimo aliado ao tratamento é realizar atividades físicas, pois são extremamente benéficas ao corpo, sobretudo, aquelas em que o indivíduo sente prazer em praticar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário